Radar da transparência

História da Igreja Matriz

Ainda na época em que Barro Alto era um povoado denominado Laguna, a Igreja Nossa Senhora D’Abadia já fazia parte do cotidiano dos cidadãos que ali moravam.

Igreja Nossa Senhora d’Abadia

Segundo relato do Sr. Araújo Dias da Silva, pioneiro do município, ainda em sua época como prefeito, a igreja recebia a visita constante dos bispos, e em uma dessas visitas, a prefeitura recebeu a autorização para realizar mudanças na estrutura física do edifício, como também uma planta baixa do novo projeto, que até hoje se encontra no arquivo da igreja. Desta maneira, foi criada por parte da prefeitura uma comissão que envolvia o pároco local e uma equipe de fiéis que demandariam a construção.

Praça Sete de Setembro : Igreja Nossa Senhora D’Abadia

A prefeitura também atuou disponibilizando equipe de funcionários que trabalharam na obra, buscando areia no Rio dos Patos, madeiras, tijolos e todos os equipamentos necessário para a logística dos materiais. No fim das obras, mais especificamente no mês de agosto de 1976, a obra foi finalizada e inaugurada com uma grande festa em comemoração.

A igreja hoje está passando por mais uma grande reforma. Quem passa a frente da igreja observa o cuidado em deixar um patrimônio tão importante sempre atual, mas sem perder o brilho que só pertence uma igreja que tem HISTÓRIA.