Radar da transparência

A Cidade

História de Barro Alto

A origem da colonização deu-se na Fazenda Barro Alto, por volta de 1949, onde os desbravadores foram atraídos pela alta fertilidade e baixo preço das terras, dedicando-se a sua exploração econômica.

Os irmãos Jerônimo, José e Manoel Rabelo da Silva, ali residentes desde 1940, foram os fundadores da localidade, destacando-se o farmacêutico Ernesto, com a primeira assistência dentária à população regional; e o baiano Isaías, com a primeira casa comercial.

Rua Goiás em 1983.

Tendo moradas rústicas, de parede de barro e de madeira, cobertas de telhas comuns, o povoado nascente recebeu a denominação de “Barro Alto”, originário da fazenda onde se formou, região “alta” que se fez conhecida pelo “barro”, viscoso e abundante em seu solo.

A ligação rodoviária com Goianésia, em 1951, e a construção da Capela de Nossa Senhora d’Abadia, em 1956, proporcionaram o surgimento das primeiras indústrias e numerosas casas residenciais em volta do templo. O lugarejo tornou-se distrito em 1958, porém, não se efetivou a instalação.

Praça Sete de Setembro: Igreja Nossa Senhora D’Abadia

Distrito criado com a denominação de Barro Alto, pela Lei municipal nº 145, de 22/10/1958, subordinado ao município de Pirenópolis.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barro Alto, pela Lei Estadual nº 2139, de 14/11/1958, desmembrado de Pirenópolis. Sede no atual distrito de Barro Alto ex-Povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01/01/1959.

Em divisão territorial datada de 01/07/1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Barro Alto-GO

Fundação: 14 de novembro de 1958